Blog sobre saúde, beleza, cabelos, cursos profissionalizantes,

Benefícios da massagem terapêutica

Benefícios da massagem terapêutica na prevenção e tratamento de doenças, promovendo alívio de dores e doenças

Benefícios da massagem terapêutica
Chronos Escola
Chronos Escola
Massoterapia
24/07/2017 10:07h
937 views
minutos

O artigo tem como objetivo evidenciar os benefícios da massagem Terapêutica na prevenção e tratamento de doenças, promovendo alívio de dores e doenças psicossomáticas, permitindo a flexibilização das couraças ou tensões crônicas no corpo. São destacados estudos sobre a melhora da imunidade, aumento de endorfinas, alívio de sintomas como enxaqueca, depressão, ansiedade, bronquite, entre outros. Enfatiza-se também a importância da massoterapia e psicoterapia para facilitar o desenvolvimento da cura nos níveis físico e psicológico.

Massagem terapêutica tem alguns significados diferentes no mundo da massagem. Em primeiro lugar, é uma maneira de indicar ao cliente que o propósito da massagem é terapêutico e destinado a oferecer benefícios à saúde. Em outras palavras, não haverá "finais felizes". O outro significado de uma massagem terapêutica é que tanto o cliente quanto o praticante têm um objetivo comum de conseguir mudanças estruturais dentro do corpo, geralmente através de uma série de massagens regulares. É útil entender um pouco da história por que a massagem terapêutica é um termo tão importante no campo da terapia de massagem. Na década de 1880 massagistas trabalharam na medicina convencional como médicos assistentes, bem como na prática privada. Eles eram hábeis nas manipulações de tecidos macios conhecidas como effleurage, petrissage, fricção e tapotement - os movimentos clássicos da massagem sueca que foram desenvolvidos pelo médico europeu Johann Mezger.

A tensão muscular constringe a sua circulação – massagem terapêutica ajuda a liberar aqueles músculos cronicamente tensos e apertados para aumentar o fluxo sanguíneo e ajudar a liberar toxinas fora de seu corpo.
Relaxar, Atualizar, Rejuvenescer. Massagem terapêutica e body work como crânio sacral e técnicas neuromuscular, drenagem linfática manual & liberação mio-facial alivia o corpo de tensão, melhora o relaxamento, melhora a circulação e ajuda os músculos a recuperar de dor aguda e crônica. Ilustra perfeitamente a importância da massagem e a visão distorcida que recai sobre o assunto:

Massagem terapêutica visa obter um benefício terapêutico. Enquanto a massagem terapêutica é muitas vezes relaxante, o objetivo final da sessão ou série de sessões não é relaxamento. 

Objetivos terapêuticos podem variar consideravelmente entre massoterapeutas e clientes. Em alguns casos, a massagem é recomendada por um profissional de saúde e pode ser realizada como parte de um plano de tratamento maior. Por exemplo, alguém freqüentando fisioterapia para uma lesão pode ter massagem terapêutica regular para afrouxar os músculos, melhorar o tônus ​​muscular, e aumentar a sua flexibilidade. Da mesma forma, massagem terapêutica pode ser usado para complementar na prevenção de dores na coluna, má postura e uma variedade de outros tratamentos. 

As pessoas podem usar a massagem terapêutica como um tratamento autônomo. Algumas pessoas, como atletas, Corretores de Imóveis,  trabalhadores de escritório, recebem massagem terapêutica regular para se manter em boa condição física. 

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar de massagem terapêutica quando é realizada por um terapeuta de massagem competente e totalmente qualificado. Massagem também é adequado para pessoas com deficiência,  embora algumas precauções especiais podem ter de ser tomadas para proteger a saúde do cliente.

As técnicas básicas da massagem terapêutica são derivadas de uma variedade de estilos da massagem. Seu terapeuta de massagem irá adaptar suas técnicas de massagem, dependendo de suas necessidades.

COMO UMA MASSAGEM TERAPÊUTICA PODE AJUDÁ-LO?

Massagem Terapêutica é uma combinação de massagem relaxante usando as mãos ou aparelhos simples para tratar dores musculares, má circulação de sangue e outros problemas que podem ocorrer no nosso corpo, melhorando a sua circulação, o que aumenta a entrega de oxigênio e nutrientes para as células musculares e ajuda a remover os resíduos ou reduzir o inchaço. Estes efeitos circulatórios da massagem podem ter valor no tratamento de algumas condições inflamatórias, como a artrite. Além de impulsionar seu sistema imunológico e geralmente diminui os efeitos físicos do estresse. Estes efeitos sugerem que a massagem pode ser útil para uma vasta gama de condições.

Que Condições Beneficiam de uma Massagem Terapêutica?

Terapia de massagem ajuda seu corpo de várias maneiras. A massagem pode relaxar o tecido muscular, o que pode levar à diminuição da compressão articular e nervosa, ao aumento da amplitude articular e muscular. Isso geralmente resulta em menos dor e melhor função. Massagem terapêutica beneficia as seguintes condições:

  • Estresse
  • Ansiedade Bem-estar geral
  • Pressão alta
  • Artrite
  • Baixa imunidade
  • Ferimentos leves
  • Má circulação 

Qual Duração de uma Massagem Terapêutica? 

Se você nunca fez uma massagem terapêutica antes ou fez já faz algum tempo, o seu tratamento inicial deve  ser de 60 minutos para que o terapeuta possa trabalhar através desses músculos cansados ​​em um ritmo uniforme para minimizar qualquer possível Dor no dia seguinte. 

Se você é um receptor de massagem mais regular, o seu terapeuta de massagem irá orientá-lo quanto à direção que funciona melhor para você e seus músculos. 

Que frequência de massagem funciona melhor?

Todo mundo precisa diferir dependendo do seu estilo de vida. Como um guia, massagens terapêuticas regulares funcionam melhor quando em uma base de 3 a 4 por semana. Isto é porque seus músculos precisam manter-se relaxado e movendo-se através de sua escala disponível. Caso contrário, eles se tornam "criaturas de hábito" todos nós sabemos o que isso leva a ... músculos apertados, estresse e dor! 

A massoterapia pode também acrescentar em uma melhor qualidade de vida e auxílio às terapias corporais, se ambas trabalharem juntas, (psicoterapeuta e massoterapeuta). Através da troca dos diagnósticos, ambos podem trabalhar na flexibilização das couraças, psíquica e muscular, não exatamente quebrando-as, mas sim dando flexibilidade às mesmas, contribuindo com um trabalho de dentro para fora e de fora para dentro. Estas terapias, que são complementares visam mostrar ao sujeito que ele pode voltar a ter prazer na vida e ser alguém mais saudável em nível físico e mental e mais consciente na sua vida.  

SAIBA MAIS


Deixe seu comentário aqui: